Pablo Assumpcão

É professor-pesquisador do Mestrado em Artes e da Graduação em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1999); mestrado em Estudos da Performance pela New York University (2002); mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2006); e doutorado em Estudos da Performance pela New York University (2013). Tem pesquisa e publicações na área da Performance, com ênfase em estudos do corpo e etnografia, atuando principalmente a partir dos seguintes temas: performance e performatividade de gênero e da sexualidade, cidade, erotismo, cultura popular e etnografia experimental. Na UFC, é coordenador do grupo de pesquisa PoPe (Poéticas da Performatividade) e pesquisador integrante no grupo Concepções Filosóficas do Corpo em Cena. Desde 2003, também vem desenvolvendo trabalhos artísticos no cruzamento da performance com a escrita e o audiovisual.

 

Clarissa Diniz (Recife, 1985. Atualmente, reside no Rio de Janeiro)

É crítica de arte e curadora. Gerente de conteúdo do Museu de Arte do Rio - MAR desde 2013. Graduada em Lic. Ed. Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Entre 2006 e 2015, foi editora da Tatuí, revista de crítica de arte. De curadorias, destacam-se Refrações – arte contemporânea em Alagoas, (Pinacoteca da UFAL, 2010),contidonãocontido (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife-PE, 2010), Contrapensamento selvagem(Instituto Itaú Cultural, SP), Zona tórrida – certa pintura do Nordeste (Santander Cultural, Recife), O abrigo e o terreno (Museu de Arte do Rio – MAR, 2013), Ambiguações (Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, 2013), Pernambuco Experimental (Museu de Arte do Rio - MAR, 2013), Do Valongo à Favela: imaginário e periferia (Museu de Arte do Rio - MAR, 2014) e Museu do Homem do Nordeste (Museu de Arte do Rio - MAR, 2014). Foi curadora assistente do Programa Rumos Artes Visuais 2008/2009 (Instituto Itaú Cultural, São Paulo) e, entre 2008 e 2010, integrou o Grupo de Críticos do Centro Cultural São Paulo, CCSP.

 

Daniel Rangel (Salvador, Bahia, 1976) é curador e gestor cultural)

É o atual diretor artístico e curador do Instituto de Cultura Contemporânea, em São Paulo, e membro do IBA - International Biennial Association. Formado em comunicação social, Daniel Rangel começou seu contato com a cena cultural na infância. Estudou música r ao entrar na universidade, começa a trabalhar com produção cultural e a experimentar a linguagem audiovisual artisticamente. Produziu peças de teatro, shows e festivais de música, espetáculos de dança e realizou curta-metragens, documentários e vídeo de arte, que o aproximaram do universo das artes visuais. Sua trajetória teve inicio como assistente do renomado artista plástico Tunga, parceria que durou entre 1999 a 2001, contribuindo em exposições do artista no Brasil e no exterior. Em 2007, tornou-se assistente de direção do Museu de Arte Moderna da Bahia, e em seguida, o primeiro não museólogo a assumir a Direção de Museus do Estado da Bahia. Geriu as coleções de oito museus estaduais da Bahia. Idealizou projetos de arte contemporânea para espaços públicos expondo artistas de peso internacional, como William Kentridge, Tunga, Waltercio Caldas, José Resende, Eder Santos e Carlito Carvalhosa. Sua gestão ganhou projeção nacional. Em 2010, fez sua primeira grande curadoria internacional para a 2ª Trienal de Luanda, levando obras de 21 artistas brasileiros para África. Em 2011, realiza uma série de curadorias nacionais e internacionais, sobretudo envolvendo artistas contemporâneos brasileiros e africanos, no espaço SOSO+ Cultura. Neste mesmo ano realiza uma exposição especial para 15ª Bienal de Cerveira, em Portugal, como curador convidado, fato que se repete em 2013, durante a 16ª edição do evento.

contact

Contato


Gostaria de mais informações sobre o Salão de Abril ou de como se cadastrar? Vá em frente, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Nome*

Please type your full name.
E-mail*

Invalid email address.
Assunto*

Please type your full name.
Mensagem*

Entrada Inválida



Email
contato@salaodeabril.com.br
Telefones
(85) 3105-1339 / 1292 / 1392
Endereço
Rua Dragão do Mar, Nº 81 - Praia de Iracema | 60060-390, Fortaleza-CE