Aberta na última terça (26), no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a edição deste ano do Salão de Abril, cuja edição comemora os 290 anos de Fortaleza, também lançou um portal que dialoga com as redes sociais e traz um apanhado histórico da Mostra. Dentre os arquivos, estão os catálogos de diversas edições, bem como comentários de relevantes nomes da cena cultural da cidade, como Artur Eduardo Benevides, Antonio Girão Barroso, Herman Lima e Estrigas.

Com fácil acesso, o portal foi pensado para servir como fonte de pesquisa sobre a história das artes plásticas do Ceará. Por isso, a sua divisão começa com o histórico do evento, mapeamentos cronológicos das realizações e dos artistas que passaram por cada edição, comentários de personalidades, catálogos e publicações de várias edições, e também trabalhos acadêmicos.

No intuito de pontuar a importância afetiva que o Salão tem para vida cultural da cidade e de seus atores, foram feitos registros videográficos, também publicados no Canal do Youtube Salão de Abril, com artistas e personagens contemporâneos que falaram de suas relações e memórias afetivas com o Salão, dentre eles, Campelo Costa, Hélio Rola, Alano Freitas, Gentil Barreira, Ivan Cunha, Francisco de Almeida.

São depoimentos que falam através de memórias de quem acompanhou a história do evento ser desenhada ao longo do tempo. O artista Roberto Galvão, por exemplo, relata sobre como o resultado da Mostra gerava expectativa nos participantes. “Toda vida que eu penso no Salão de Abril me vem uma imagem, talvez meio patética, de nós artistas (eu, Kléber Ventura, Tarcísio Felix), pessoas na minha geração, sentados na escadaria que dava acesso ao subsolo, esperando que saísse o resultado do Salão”, diz Galvão.

A execução do portal contou com uma equipe de pesquisadores, produção de conteúdo e TI, sob a coordenação geral e supervisão de Germana Vitoriano, Coordenadora de Ação Cultural da SECULTFOR.  Para ela, esse site será “um importante canal de pesquisa sobre um dos mais antigos e relevantes salões de arte do país”.

Para acompanhar as notícias desta edição do Salão e sobre sua história, é só acessar www.salaodeabril.com.br

O 67º Salão de Abril é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com o apoio do Instituto de Cultura Contemporânea, da Secretaria da Cultura do Estado, do Instituto de Arte e Cultura do Ceará e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e produção do Núcleo de Produções Culturais do Ceará (Nuproce).
 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Gigi Borges
+55 85 9 9809.3000 / 9 8599.1790

Juliana Moura
+ 55 85 9 9916.2562 / 9 8804.9444

Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor

Assessoria de Comunicação - (85) 3105.1386 | 88998705
www.fortaleza.ce.gov.br/cultura
 
SERVIÇO:
Mostra do 67º Salão de Abril
Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. Fortaleza – CE)
Visitação: Até o dia 5 de junho. Terça a sexta-feira de 9 às 19h (acesso até 18h30min). Sábados, domingos e feriados de 14 às 21h (Acesso até 20h30).
Mais informações: 3105.1386 / 3105.1392

contact

Contato


Gostaria de mais informações sobre o Salão de Abril ou de como se cadastrar? Vá em frente, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Nome*

Please type your full name.
E-mail*

Invalid email address.
Assunto*

Please type your full name.
Mensagem*

Entrada Inválida



Email
contato@salaodeabril.com.br
Telefones
(85) 3105-1339 / 1292 / 1392
Endereço
Rua Dragão do Mar, Nº 81 - Praia de Iracema | 60060-390, Fortaleza-CE