Abertura acontece sábado (14/5), às 10 horas, no Sobrado Dr. José Lourenço

No próximo sábado (14/5), às 10 horas, a exposição “Firmezas - Resistência Poética”, que destaca a importância e as significações do MiniMuseu Firmeza, será inaugurada no Sobrado Dr. José Lourenço, ficando disponível para visitações até o dia 26 de junho. Resultado de uma oficina em curadoria colaborativa e integrada por pessoas de diferentes formações, que se complementaram e se alternaram nos trabalhos de concepção expositiva, expografia, montagem, ação educativa e identidade visual, “Firmezas - Resistência Poética” é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Sobrado Dr. José Lourenço e Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor).

A mostra é composta por peças e obras do MiniMuseu Firmeza e faz parte da programação do 67º Salão de Abril. Germana Vitoriano, Coordenadora de Ação Cultural da Seculfor, diz que “essa relação do Salão de Abril com diversos lugares e equipamentos culturais atesta o quanto esse evento dialoga com a cidade, que reconhece a relevância desses espaços, contribuindo assim com a formação de novos públicos”.

O evento de abertura da exposição recebe ainda o lançamento da publicação “Catálogo Virtual - A história das Artes Plásticas no Ceará no acervo do MiniMuseu Firmeza", projeto contemplado no VII Edital Mecenas do Ceará da Secult, que conta com o patrocínio da Coelce. A publicação tem como objetivo democratizar, sistematizar e transmitir o conhecimento por meio do catálogo de arte virtual com as pinturas, desenhos e esculturas dos artistas e obras mais representativos do acervo do MiniMuseu Firmeza, que preserva parte da história das artes plásticas no Ceará.

Para a diretora do MiniMuseu Firmeza, que é da família de Estrigas e Nice Firmeza, a exposição é uma forma de manter o legado do casal de artistas, que fazem parte da história das artes visuais do Salão de Abril e do Ceará. “Essa é uma experiência maravilhosa de gestão compartilhada onde houve um engajamento do poder público, municipal e estadual, bem como da sociedade e artistas, com o objetivo de manter a história e o legado de Estrigas e Nice vivos”, diz Rachel.

O 67º Salão de Abril é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com o apoio do Instituto de Cultura Contemporânea, da Secretaria da Cultura do Estado, do Instituto de Arte e Cultura do Ceará e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e produção do Núcleo de Produções Culturais do Ceará (Nuproce).

Serviço:
Abertura da Exposição “Firmezas – Resistência Poética”
Quando: Sábado (14/5), às 10h
Onde: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 - Centro)

contact

Contato


Gostaria de mais informações sobre o Salão de Abril ou de como se cadastrar? Vá em frente, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Nome*

Please type your full name.
E-mail*

Invalid email address.
Assunto*

Please type your full name.
Mensagem*

Entrada Inválida



Email
contato@salaodeabril.com.br
Telefones
(85) 3105-1339 / 1292 / 1392
Endereço
Rua Dragão do Mar, Nº 81 - Praia de Iracema | 60060-390, Fortaleza-CE