Lançado em 1943, como iniciativa da Secretaria de Cultura da União Estadual dos Estudantes (UEE), o Salão de Abril foi encampado em seguida por artistas que atuavam na cidade nos anos 1940. Foi assim que, a partir da segunda edição do Salão, em 1946, a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) assumiu a sua realização, tornando-se a entidade responsável por sua continuidade até 1958. Faziam parte da SCAP artistas como Antônio Bandeira, Aldemir Martins, Barrica, o suíço Jean Pierre Chabloz, o jovem Estrigas, a sua futura mulher Nice Estrigas, Sérvulo Esmeraldo e, mais tarde, Dona Heloisa Juaçaba e muitos outros artistas que vieram em suas edições até os dias atuais.

O Salão de Abril nasceu, também, na esteira de uma movimentação artística que teve início com a irreverência da Padaria Espiritual. Eram reuniões que congregavam poetas e escritores, em acalorados encontros em que introduziram a poesia moderna na capital cearense. Foi com as mostras do Salão, por exemplo, que se introduziu a Arte Moderna, que já vicejava em reuniões e mostras da região Sudeste do País.

As exposições do Salão de Abril, contudo, não tiveram uma constância. Houve um hiato nesta periodicidade logo depois de suas primeiras edições. Somente em 1964, quando a administração municipal ratificou publicamente a importância do Salão e tomou para si a responsabilidade da realização anual do evento, o mesmo assumiu um papel de eixo da vida cultural da capital cearense.

Com mais de sete décadas de existência e em 67 edições, nomes importantes participaram de suas mostras.


Alguns locais de realização do Salão de Abril

Fotos Arquivo Nirez

contact

Contato


Gostaria de mais informações sobre o Salão de Abril ou de como se cadastrar? Vá em frente, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.

Nome*

Please type your full name.
E-mail*

Invalid email address.
Assunto*

Please type your full name.
Mensagem*

Entrada Inválida



Email
contato@salaodeabril.com.br
Telefones
(85) 3105-1339 / 1292 / 1392
Endereço
Rua Dragão do Mar, Nº 81 - Praia de Iracema | 60060-390, Fortaleza-CE