74º Salão de Abril: Secultfor e ICI divulgam resultado final dos trabalhos selecionados

Nesta fase, os projetos selecionados vão para o período de contratação, onde será formalizada a aprovação e encaminhados os trâmites para expor na mostra

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgam, nesta quarta-feira (22/03), o resultado final dos trabalhos selecionados para compor o 74º Salão de Abril.

Ao todo, foram selecionados 38 projetos, sendo 35 de artistas do Ceará e 3 de artistas de outros estados do Nordeste. O resultado divulgado foi obtido após o cumprimento de todas as etapas previstas no edital – inscrição, análise curatorial e habilitação jurídica.

Acesse aqui o resultado final
Edital do 74º Salão de Abril

Todas as 38 obras selecionadas foram examinadas pela curadoria, composta por especialistas em artes visuais. Os projetos também foram submetidos à análise jurídica antes da aprovação final. Ao longo de todo o processo, os proponentes puderam apresentar recursos e somente após análise dos recursos os resultados foram divulgados.

A partir de agora, tem início a fase de contratação da obra, quando os selecionados serão chamados para assinar o termo final para expor no Salão de Abril. Toda a comunicação da organização com os artistas será feita pelo e-mail [email protected], e um cronograma de execução será disponibilizado para os selecionados.

A 74ª edição do Salão de Abril

O 74ª Salão de Abril recebeu inscrições de obras em 9 modalidades: instalação (91 obras), pinturas (66), fotografia (60), videoarte (36), desenho (25), escultura (24), colagem (17), performance (14) e gravura (6).

Dos 341 projetos validados para concorrer ao edital, 315 são do Ceará, sendo 251 de Fortaleza e outros 64 de municípios cearenses como Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Eusébio, Iguatu, entre outros. Foram escolhidos 26 projetos dos estados nordestinos, oriundos de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Conheça a equipe de curadores
Neste ano, a equipe de curadores é composta pelos cearenses Jonas Van, Galciani Neves e Victor Perlingeiro.

Jonas Van é pesquisador e artista transnordestino, seu trabalho propõe narrativas íntimas teóricas e ficcionais, fraturas linguísticas e temporais usando som, vídeo e poesia. Esteve em residência no México, Bolívia, Portugal, Espanha, Brasil e Suíça. Atualmente, é mestrando no Programa em Pesquisa e Artes Visuais na Universidade de Arte e Design de Genebra (Suíça).
Galciani Neves é professora e curadora. Tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Trabalhou em instituições como a Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia).

Victor Perlingeiro é pesquisador e administrador, atualmente é diretor da Galeria Multiarte. Coordena a catalogação de patrimônios públicos e privados e pesquisa a história da arte no Ceará. Realizou exposições de itinerância nacional como “Victor Brecheret e a Semana de Arte Moderna de 1922” e “Leonilson por Antonio Dias”, passando por SP, RJ e CE.