74º Salão de Abril: Secultfor e ICI divulgam resultado preliminar do processo de habilitação jurídica das obras selecionadas

Agora, os artistas indeferidos poderão recorrer e retificar as informações para nova análise de habilitação jurídica

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgam, nesta sexta-feira (10/03), a lista dos trabalhos habilitados e inabilitados, após análise jurídica, para compor o 74º Salão de Abril.

Acesse aqui a lista dos projetos habilitados e inabilitados
Edital do 74º Salão de Abril 

A habilitação jurídica é uma das etapas de seleção da mostra, e consiste na avaliação da documentação jurídica dos titulares dos trabalhos selecionados após análise técnica da equipe curatorial.

Todos os 38 projetos selecionados pela curadoria, composta por especialistas em artes visuais, foram submetidos à análise de habilitação jurídica. Os projetos onde foram identificados problemas na documentação foram inabilitados, e os proponentes podem recorrer do resultado entre os dias 11/03 e 12/03.

Acesse aqui o Formulário de Recurso (Anexo l), conforme o item 6.13.1 do edital

Os artistas deverão enviar o formulário preenchido e toda a documentação faltante para o e-mail [email protected], conforme orientações presentes no item 6.11 do edital.

A 74ª edição do Salão de Abril

O 74ª Salão de Abril recebeu inscrições de obras em 9 modalidades: instalação (91 obras), pinturas (66), fotografia (60), videoarte (36), desenho (25), escultura (24), colagem (17), performance (14) e gravura (6).

Dos 341 projetos validados para concorrer ao edital, 315 são do Ceará, sendo 251 de Fortaleza e outros 64 de municípios cearenses como Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Eusébio, Iguatu, entre outros. Foram escolhidos 26 projetos dos estados nordestinos, oriundos de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina. Lançado de forma independente em 1943, o Salão passou por alguns hiatos, até que começou a ser realizado pela administração municipal a partir de 1964.

Ao longo de seus 80 anos de existência, a mostra já foi sediada em diversos patrimônios históricos de Fortaleza, como o Ideal Clube, o Parque da Liberdade, a Casa de Cultura Raimundo Cela e, atualmente, é realizada na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.