A Prefeitura de Fortaleza anuncia, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), a prorrogação das inscrições para a seleção de trabalhos que irão participar da 74ª edição do Salão de Abril. Os artistas têm a oportunidade de se inscrever até o dia 11 de janeiro. O prazo, inicialmente, iria até 06/01.
As inscrições seguem abertas por meio do site do Salão de Abril. Na plataforma, os interessados poderão realizar inscrição com a submissão do trabalho artístico e envio das demais informações e documentos solicitados.
O principal salão de artes de Fortaleza, um dos mais disputados e reconhecidos do país, comemora 74 edições em 2023. O evento contará com 38 obras classificadas que serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, com programação plural envolvendo seminários, palestras e leituras de portfólios.
A inscrição é gratuita, sendo 30 vagas destinadas, exclusivamente, a artistas visuais com formação diversa, que sejam residentes ou comprovadamente radicados no estado do Ceará. As oito vagas restantes serão destinadas, exclusivamente, para artistas residentes ou radicados nos demais estados nordestinos, devendo ter mais de 18 anos ou ser emancipado.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), torna público para conhecimento dos interessados a presente chamada objetivando a seleção de até 35 (trinta e cinco) trabalhos artísticos, com temática livre, para compor a 72ª edição do Salão de Abril. A inscrição é gratuita e destinada a artistas visuais que sejam residentes ou comprovadamente radicados no estado do Ceará.
O 72º Salão de Abril ocorre em um momento singular da nossa história. O setor cultural, durante a pandemia da Covid-19, sofreu um impacto significativo em função do isolamento social e de todos os desafios apresentados por este cenário. Em 78 anos de existência, o principal salão de artes do Ceará será realizado após longo período de ajustes e incertezas, ocupando com fotografias, pinturas, performances, videoartes, bordados, esculturas e instalações o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Para receber o evento, o espaço será adaptado seguindo todas as regras de higiene e distanciamento determinadas pelas normas municipais e estaduais.
Nesta edição, a mostra presta uma homenagem ao artista cearense Raimundo Cela. Pintor, gravador e professor, Raimundo Brandão Cela nasceu em Sobral, em 1890. Tem como temática abordada a tipologia da terra, isto é, os tipos humanos regionais, com perspectiva formal estética. Com telas luminosas e claras, retratou em suas obras a força do trabalhador, representada pelos pescadores, vaqueiros, artesãos, operários e jangadeiros. O artista representa um grande marco para a arte regional, tornando-se um pintor renomado para o patrimônio artístico cearense. Raimundo Cela faleceu no Rio de Janeiro em 06 de novembro de 1954.
A inscrição do artista proponente, a submissão do trabalho artístico e o envio da documentação de habilitação jurídica deverão ser realizados concomitantemente exclusivamente na modalidade online, no período de 18 de junho a 04 de julho de 2021, até às 23h59min.
(85) 3105-1294 / (85) 9 9766-5334