CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS PARA O 76º SALÃO DE ABRIL
Arte, natureza e o legado de Júlio Santos marcam a nova edição do evento
A Prefeitura de Fortaleza abre inscrições para a 76ª edição do Salão de Abril. O processo de inscrição e submissão dos trabalhos artísticos será realizado entre os dias 26 de dezembro de 2024 e 27 de janeiro de 2025, através do site oficial do Salão de Abril. Durante esse período, os interessados podem realizar a inscrição e enviar os documentos solicitados.
O Salão de Abril é promovido há mais de sete décadas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras selecionadas serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, com uma programação que valoriza a diversidade e a multiplicidade das linguagens artísticas. Os selecionados para o 76º Salão de Abril receberão a quantia de R$ 5.000,00.
Homenagem a Júlio Santos
Na edição de 2025, o grande homenageado será o Mestre Júlio Santos, um artista cujo trabalho é profundamente influenciado pela valorização das tradições culturais brasileiras. A obra de Júlio Santos se destaca pela conexão com as práticas culturais e a preservação do patrimônio imaterial, elementos essenciais para a identidade nacional nas artes visuais. Seu legado e contribuição para o fortalecimento das tradições culturais serão destacados ao longo da mostra.
O tema
Entretecendo o fio do tempo: patrimônio, natureza e o futuro, tema da edição de 2025, convida os participantes a refletirem sobre a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. O Salão de Abril busca despertar uma consciência profunda sobre a beleza e o saber herdado, destacando a necessidade de proteger tanto o meio ambiente quanto a memória cultural. A conexão entre arte e natureza será explorada, evidenciando práticas sustentáveis e o respeito pelo patrimônio imaterial como componentes essenciais para a convivência harmônica entre o ser humano e a natureza.
Das inscrições
As inscrições e a submissão dos trabalhos artísticos devem ser feitas simultaneamente, através do formulário online disponível no site https://www.salaodeabril.com.br, entre 26 de dezembro de 2024 e 27 de janeiro de 2025.
Serão disponibilizadas 38 vagas para a seleção de trabalhos artísticos nas categorias Performance, Escultura, Desenho, Videoarte, Pintura, Instalação, Colagem, Gravura, Fotografia ou Têxtil. Dessas, 15 serão reservadas para artistas residentes no Ceará, que não participaram das últimas três edições do Salão, 15 para artistas cearenses em geral e oito para artistas de outros estados do Nordeste. Além disso, dois trabalhos dos artistas homenageados nesta edição também serão selecionados.
CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS PARA O 72º SALÃO DE ABRIL
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), torna público para conhecimento dos interessados a presente chamada objetivando a seleção de até 35 (trinta e cinco) trabalhos artísticos, com temática livre, para compor a 72ª edição do Salão de Abril. A inscrição é gratuita e destinada a artistas visuais que sejam residentes ou comprovadamente radicados no estado do Ceará.
O 72º Salão de Abril ocorre em um momento singular da nossa história. O setor cultural, durante a pandemia da Covid-19, sofreu um impacto significativo em função do isolamento social e de todos os desafios apresentados por este cenário. Em 78 anos de existência, o principal salão de artes do Ceará será realizado após longo período de ajustes e incertezas, ocupando com fotografias, pinturas, performances, videoartes, bordados, esculturas e instalações o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Para receber o evento, o espaço será adaptado seguindo todas as regras de higiene e distanciamento determinadas pelas normas municipais e estaduais.
Nesta edição, a mostra presta uma homenagem ao artista cearense Raimundo Cela. Pintor, gravador e professor, Raimundo Brandão Cela nasceu em Sobral, em 1890. Tem como temática abordada a tipologia da terra, isto é, os tipos humanos regionais, com perspectiva formal estética. Com telas luminosas e claras, retratou em suas obras a força do trabalhador, representada pelos pescadores, vaqueiros, artesãos, operários e jangadeiros. O artista representa um grande marco para a arte regional, tornando-se um pintor renomado para o patrimônio artístico cearense. Raimundo Cela faleceu no Rio de Janeiro em 06 de novembro de 1954.
A inscrição do artista proponente, a submissão do trabalho artístico e o envio da documentação de habilitação jurídica deverão ser realizados concomitantemente exclusivamente na modalidade online, no período de 18 de junho a 04 de julho de 2021, até às 23h59min.