×

Aviso

The form #1 does not exist or it is not published.

O 70º Salão de Abril, maior salão de artes do Estado e um dos maiores do País, chega ao Centro Cultural Belchior. Até o fim do mês, ficarão expostas no centro cultural 10 das obras selecionadas e premiadas pela equipe curatorial da mostra. A cerimônia de abertura ocorrerá nesta quarta-feira (05/06) a partir das 19h. O evento, gratuito e aberto ao público, é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI).

O centro cultural localizado à Praia de Iracema receberá as obras antes alocadas no Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (CCBNB – Fortaleza). A mudança atende solicitação dos artistas, que conjuntamente reivindicam expor em espaço diferente do CCBNB.

No Centro Cultural Belchior, ficarão expostas as obras “Garotos 2019” (Desenho), de Anderson Morais; “O que pode um casamento (gay)?” (Instalação – Performática), de Eduardo Bruno e Waldírio Castro; “Brazil ou Síndrome do pequeno poder” (Instalação), de Johta; “Nomes de Abismo” (Videoarte), de Jonas Van Holanda; “Cacimbas sem fundo” (desenho) e “Inseguranças” (desenho), de Leo Ferreira; “Monstras” (Fotografia), de Lucas Dilacerda; “Projeto para fundar um país” (Pintura), de Marina de Botas; “Repositório de coisas vivas” (Videoarte), de Matheus Matos; e “A fonte” (Instalação), de Elsa von Freytag-Loringhoven, Ariel Volkova, Honório Félix, Natália Moura, Sarah Nastroyanni, William Pereira Monte, Yule Bernardo, No barraco da Constância tem!.

Nesta edição, o Salão de Abril ocorre, simultaneamente, até o dia 30 de junho, no Minimuseu Firmeza, na Galeria Sem Título Arte, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, no Espaço Cegás de Cultura e, agora, no Centro Cultural Belchior. A abertura das exposições nesses equipamentos culturais ocorreram de forma escalonada, com o lançamento oficial da mostra, no último dia 27 de abril, no Minimuseu Firmeza.

Programação paralela
A programação do 70º Salão de Abril ainda conta com palestras e debates abertos ao público, durante os dois meses de mostra. As ações educativas propõem interlocuções entre público e obras, sobretudo voltadas para formação de novos artistas.

Nesta quinta-feira (06/06), o público poderá participar do seminário “O Bordado na Arte Contemporânea”, com palestra do jornalista e consultor de moda Jackson Araújo (CE/SP) e mediação da curadora do Salão de Abril, Jacqueline Medeiros. A formação ocorrerá no Instituto Federal do Ceará, situado na Av. Treze de Maio, 2081, Benfica.

Além da programação formativa e das exposições, o Salão de Abril ainda percorre por diversos ateliês e galerias, que abrem suas portas para compartilhar processos criativos junto a artistas e visitantes. O objetivo é criar um circuito de espaços de visitação durante o período da mostra e fomentar a divulgação das iniciativas no âmbito da arte em Fortaleza.

Confira aqui a programação completa

Confira aqui a relação dos artistas contemplados

Serviço
Abertura do 70º Salão de Abril no Centro Cultural Belchior
Quando: Quarta-feira (05/06), às 19h
Local: Rua dos Pacajus, 123, Praia de Iracema
Gratuito

contact

Contato

.
Email
contato@salaodeabril.com.br